quinta-feira, 12 de abril de 2012

MESTRE NENEL FILHOS DE BIMBA CAPOEIRA REGIONAL BAHIA-BA

A Filhos de Bimba Escola de Capoeira (FBEC), está localizado no centro histórico de Salvador da Bahia, o Pelourinho. Foi fundada em 10 de junho de 1986 por Manoel Nascimento Machado, Mestre conhecido como Nenel. Mestre Nenel é continuar o trabalho de seu pai - o famoso Mestre Bimba, criador da Capoeira Regional - através da preservação e continuação da metodologia, princípios e tradições estabelecidas por seu pai. O FBEC também tem vários centros e escolas localizadas em outros bairros de Salvador, bem como em outras cidades no Brasil e no mundo.



Fundação Mestre Bimba Rua Gregório de Matos, 51 Centro Histórico - Salvador - Brasil Tel: (71) 3322-5082 E-mail: menenel@gmail.com

Mestre Bimba



Manuel dos Reis Machado (Mestre Bimba), nasceu em 23 de novembro de 1899, no bairro de Brotas, Engenho Velho, cidade de Salvador da Bahia. O filho de Luís Cândido Machado, um jogador famoso batuque, e Martinha do Bonfim, ele se tornaria um dos homens mais bem conhecido e reverenciado na Bahia.

Numa altura em que a capoeira ainda era marginalizado, Bimba exercido várias profissões, mas ele também se destacou na capoeira. Devido à intensa perseguição que os praticantes de capoeira experiente, tornou-se óbvio para Bimba que a forma de arte estava morrendo. Como foi se tornando cada vez mais folclórico, também foi perdendo seu aspecto de luta original. Um homem à frente de seu tempo, imaginou uma capoeira Bimba renovada e ele partiu para fazer essas mudanças, transformando o velho em capoeira que ele chamou de Bahiana Regional. Desenho de suas habilidades nesta capoeira velha e Batuque (que ele aprendeu com seu pai), Bimba criou o seu novo estilo de capoeira, acreditando fortemente que poderia se tornar tão respeitável como as outras artes marciais que tinham vindo para o Brasil da Ásia. Em 1932, Mestre Bimba fundou a primeira academia de capoeira em Enhenho Velo das Brotas e também continuou a ensinar nas casas das pessoas. Em 9 de junho de 1937, Bimba oficialmente registrou sua escola de capoeira com o Secretário de Serviços de Saúde, Educação e público - tornou-se sua a primeira academia de capoeira legítimo no Brasil. Bimba ensinou capoeira, eventualmente, no serviço militar, e, em seguida, em 1942, ele abriu sua academia segundo.

Foi em 23 de julho de 1953, quando o presidente Getúlio Vargas assistiu a uma apresentação de capoeira no Palácio da Aclamação e declarou que - "a única verdadeira capoeira" - um esporte nacional, que a capoeira Bimba entrou numa nova fase. Capoeira de Mestre Bimba ganhou rapidamente notoriedade - ele teve sua parcela de críticos, muitos deles dos mais antigos praticantes de capoeira que criticaram iniciativas criativas de Bimba. Ele foi denunciado como tendo "embranquecida" a arte da capoeira e, assim, traiu seu passado. Ironicamente, Mestre Bimba era bem versado na cultura afro-baiana, tendo batia nas casas afro-brasileiros do candomblé por muitos anos e ter se casado com uma Mãe de Santos, o chefe de um Terreiro. Ele reviveu muitas das danças folclóricas que foram sendo deixados pelo caminho, como maculelê, puxada de Rede e samba de roda, tendo orgulho na herança afro-baiana e apresentá-las para um público de classe média e alta pela primeira vez. Hoje, quase todo academia pratica uma dessas formas de arte e apresentações são comuns, graças aos esforços de Bimba.

Um jogador talentoso berimbau - alguns dizem que um dos melhores da Bahia - Bimba ressaltou a importância da música na capoeira, tanto na criação da roda e nos próprios jogos. O afastamento da música moderna capoeira (muitas vezes referida como Regional, mas mais precisamente descrito como um estilo contemporâneo) é uma conseqüência das mudanças trazidas por alguns alunos de Bimba e seus descendentes, e não reflete sua própria filosofia.

Graças ao Mestre Bimba, a capoeira decolou na Bahia e, eventualmente, se expandiu para o resto do Brasil, onde tinha sido apagado por perseguição. A velha forma de capoeira também se beneficiou do trabalho de Bimba, como ele forçou seus adeptos antigos para se unirem e tentar definir a sua arte a partir. O termo "Capoeira Angola" começou a ser usado, substituindo os termos mais comuns "Vadiação", "Brincadeira de Angola", ou simplesmente "Capoeira".

Em 1973, Mestre Bimba se mudou com sua família inteira para o estado de Goiás, uma decisão muito controversa, e que ele tomou na amargura, sentindo que as autoridades do estado da Bahia não reconhecer o valor de seu trabalho. Infelizmente, suas expectativas em Goiás não foram cumpridos e que ele e sua família lutou com a pobreza. Mestre Bimba morreu de um acidente vascular cerebral em Feburary 5, de 1974, sem dúvida, provocada por sua grande tristeza.

Mestre Nenel








Manoel Nascimento Machado (Mestre Nenel), nasceu em 26 de setembro de 1960 no bairro do Nordeste de Amaralina, da cidade de Salvador da Bahia. O filho de Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba) - criador da Capoeira Regional - e da Berenice Conceição Nascimento, ele foi criado por Alice Maria da Cruz (conhecido como Mãe Alice).

Como uma criança jovem, Nenel passou muitos de seus dias no seu pai capoeira da escola, o Centro de Cultural Física Regional, localizada no bairro Laranjeiras Antigas. Foi aqui que ele deu seus primeiros passos na capoeira, graduando-se em 1967 com muitos de seus irmãos. Mestre Bimba começou a usar a capoeira de uma forma que difere dramaticamente de seus antecessores: ele via como uma prática educativa que poderia ajudar as crianças se tornam adultos respeitados com um lugar na sociedade. Esta idéia foi revolucionário no momento em que a capoeira foi igualado com uma população pobre e marginalizada dos homens predominantemente negros. Exemplo de Mestre Bimba foi seguido por muitos outros que entenderam o seu potencial educativo, capoeira e desfrutou de uma onda de popularidade como ele foi trazido para a sociedade em geral.

Em 1972, Mestre Bimba e sua família se mudou para a cidade de Goiânia no estado de Goiás. Este movimento era a grande tristeza de muitos baianos que tinha considerado Mestre Bimba um herói nacional. Mestre Bimba morreu em Goiânia em 5, fevereiro, 1974. Embora alguns de seus ex-alunos continuou a ensinar no Brasil e no exterior, eles começaram a seguir seus próprios caminhos de capoeira, adaptando e mudando Capoeira Mestre Bimba Regional para atender às suas próprias necessidades. Trabalho de Mestre Bimba não foi tomado em por qualquer um de um longo tempo. Nenel, como muitos de seus irmãos e irmãs, trabalhou em várias ocupações diferentes tentando fazer face às despesas. Então, em 1975, ele ouviu o chamado de capoeira. Apesar de muitas dificuldades, Nenel se mudou para Brasília, onde fundou sua primeira academia, a Associação de Capoeira Regional Mestre Bimba Filho.

Nenel voltou para a Bahia em setembro de 1977 e começou a competir em campeonatos de capoeira, bem como jogar capoeira de rua e se apresentando em shows folclóricos, assim como ele continuou a trabalhar vários empregos. Então, em 1984, foi dada a tarefa de administrar aulas na academia do Mestre Moise Sucuiba, no bairro Vale das Pedrinhas. Durante esses dois anos, seu desejo de fundar uma nova academia totalmente comprometido com a preservação e promoção do trabalho de seu pai nasceu. Sua visão finalmente se tornou realidade quando, em 10 de junho de 1986, ele fundou a Filhos de Bimba Escola de Capoeira com base na Academia de Fitness de Genivaldo Garcia, bairro de Amaralina. Em 1989, Nenel foi convidado a participar num projecto educativo da Escola de Artes e Ofícios, onde transferiram a Filhos de Bimba escola. Muitos dos antigos alunos de Mestre Bimba começou reunindo em torno dele, respondendo a seu convite para trabalhar em conjunto para preservar a Capoeira Regional de Bimba. Mestre Nenel trabalho começou a decolar quando ele ganhou reconhecimento no Brasil e no exterior como referência para a Capoeira Regional.

Mestre Nenel é membro fundador e atualmente preside a Fundação Mestre Bimba, que foi criado em 30 de novembro de 1994. Um jogador habilidoso berimbau, ele oferece cursos de música com o objetivo de preservar grande parte da rica herança musical da Capoeira Regional, uma herança que estava em vias de ser perdido. Através da criação de vários projetos sociais, visando, crianças e adolescentes, como o Projeto Capoerê, em que as crianças dos bairros pobres são oferecidas aulas gratuitas de capoeira, Mestre Nenel deu continuidade ao trabalho educativo iniciado por seu pai. Muitos de seus professores atuais, agora homens e mulheres jovens, já foram alunos do Projeto Capoerê. Eles continuam os ensinamentos de Mestre Bimba ea mensagem de esperança e dignidade.

Nossos professores






Professor Anum (Ricardo Santos de Jesus)

Em dezembro de 2004, quando Lang entrou na escola mãe de Filhos de Bimba localizado no centro histórico de Salvador da Bahia, ela conheceu o Professor Anum - a pessoa que se tornaria seu professor e de quem, além de Mestre Nenel, ela iria aprender a mais sobre a filosofia Regional prática e forma. Anum começou capoeira em 1998, após ingressar em um projeto social intitulado "Projeto Capoerê". Quando Lang encontrou Anum em 2004, ele havia recentemente se formou e foi eleito o melhor capoeirista do ano. Anum havia superado grandes obstáculos em sua vida pessoal para se tornar o professor, ele é hoje e sua paixão e dedicação à Capoeira Regional inspire Lang e seus alunos enormemente. Atualmente, Anum e seu parceiro, Professora chapinha (Roberta) estão no Líbano continuar o importante trabalho do Filhos de Bimba.

Professora chapinha (Roberta Cecília Meireles Santana)

Professora chapinha também tem sido muito influente na experiência Lang capoeira. Como um dos únicos Lang instrutores do sexo feminino em todos os seus muitos anos de capoeira, além de ser um capoeirista dedicado, apaixonado e habilidoso, chapinha muito inspirou. Chapinha começou capoeira em 2001 e após o treinamento em escolas diferentes, ela descobriu a Filhos de Bimba através de seu tio, um aluno de Mestre Bimba, no ano de 2002. Em 2008, graduou-se como um professor de capoeira. Atualmente, ela está ensinando capoeira e dança brasileira com seu companheiro, Professor Anum, no Líbano.

Professor Berimbau (Edvaldo Azevedo de Jesus)


Outra influência importante na experiência de Lang no Filhos de Bimba foi Professor Berimbau, que lhe ensinou capoeira por vários meses em 2005. A única pessoa de integridade e generosidade, ele é bem amado pelas crianças e adolescentes que ele ensina em Naranjiba Salvador CSU (Centro Social Urbano). Recentemente, ele também começou a ensinar capoeira no OFSJ (Organização Fraternal São José), em Boa Viagem, Salvador através de um programa de capoeira para jovens desfavorecidos. Este programa foi lançado em 2009 com o apoio financeiro da Filhos de Bimba Toronto.

5 comentários:

  1. Parabens pelo sait e fico feliz por essa divulgação do meu amigo Mestre Nenel da Bahia,é muito bom ver nossa historia sendo tocada por um Mestre de grande valor para nossa historia.

    ResponderExcluir
  2. Um filme documentário muito bonito que resgata a História do Grande Mestre Bimba.Agradeço pela oportunidade de conhecer através deste filme uma lenda e fico feliz por saber que este legado ainda existe e se espalhou pelo mundo.Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Tô muito feliz por fazer parte da capoeira eu só aluno do mestre Luizinho de IRAQUARA-BA situado na Chapada diamantina meu Mestre Luizinho tem uma foto histórica com Mestre Nenel

    ResponderExcluir
  4. Eu só professor Tony Zumbi trouxe o GRUPO DE CAPOEIRA FILHOS DA TERRA pra Caxias do Sul RS Rio Grande do Sul número 54-996303704 Salve CAPOEIRA axé

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde para todos aqui e mestre chuvisco da escola camayê Brasil França sou da Bahia matéria do mestre Nenel show parabéns só tenho uma dúvida será que poderiam mim responder porfavo e para nossos alunos da nossa escola camayê cultura tradição,evolução... Quem formou a Mestre o mestre Nenel como chama o nome do mestre o grupo que ano foi obrigado WhatsApp:73 988844027 mestre chuvisco Bahia

    ResponderExcluir