quinta-feira, 5 de abril de 2012

ENTREVISTA COM MESTRE SOMBRA DE SANTA CATARINA

Mestre Sombra


TRETIEIRO:Como é seu nome e como você é conhecido no mundo da capoeira?


R:Meu nome é Jean Patrick dos Santos, conhecido na capoeira como Sombra.

TRETIEIRO:Como foi seu primeiro contato com a capoeira?

R:Tive meu primeiro contato com a capoeira aos meus nove anos de idade numa apresentação no colégio em que estudava, era do grupo Caravelas negras do Mestre Sinhozinho, fiquei vidrado e fascinado. Na época a febre no meu bairro era o karatê e eu quis ser diferente dos meus amigos e pedi para minha mãe que queria fazer capoeira. Descobri que minha mãe era amiga do Mestre Sinhozinho, na época Contramestre Sinhozinho. Ela me apoiou muito e me levou ate a academia do Mestre e tive minha primeira aula de capoeira (foi amor à primeira aula).


TRETIEIRO:Quem foi seu mestre?

R:Meu Mestre é o Mestre Pop Lainy, Mestre que me formou e que foi e é um pai para mim. Na vida não tive ao meu lado meu pai biológico e quem me ensinou a ser um homem foi meu Mestre. Me deu conselhos como um pai. Foi ele que esteve ao meu lado e me formou um homem. Porem na minha caminhada de aprendizado agradeço muito a dois mestres que me ajudaram e muito me ensinaram, e quero aqui demonstrar meu respeito ao Mestre Zico e Mestre Curió. Que Deus abençoa a vida desses mestres.


TRETIEIRO:Como é sua relação com os capoeiras da sua região?

R:Minha filosofia de capoeira é união. Acredito que a capoeira só tem a crescer com a união, e perde com a rivalidade. Minha relação com todos os capoeiristas da minha cidade é ótima. Por todos tenho o maior respeito e admiração, ate mesmo que posso dizer que quase todos os trabalhos em Joinville são de capoeiristas sérios.


TRETIEIRO:Quais são seus projetos para o futuro?

R:Quero cada vez mais estar buscando conhecimento e experiência para estar passando para meus alunos e, cada vez mais com o crescimento da capoeira, formando homens e mulheres de caráter e uteis na sociedade.


TRETIEIRO:Fale um pouco do seu trabalho em Joinville?

R:Nosso trabalho em Joinville, graças a meu Deus esta muito bom. Hoje somos um grupo novo com apenas 5 anos, mas já com um trabalho bem solido. Conseguimos realmente formar uma família, pois somos muito unidos. Nossa ligação não é só na capoeira, é também na formação dos alunos, acompanhamos o crescimento da vida de cada. Somos na verdade pai, mãe, filhos e irmãos. Sou muito feliz e agradeço a Deus por poder trabalhar com a capoeira.





TRETIEIRO:O que você acha dos campeonatos de capoeira?

R:Eu nunca participei de um campeonato, pois nunca tive oportunidade, mas acho bacana, pois incentiva a treinar, e tudo que leva a treinar e buscar o desenvolvimento e também ajuda a divulgar a capoeira. É valido, acho muito bacana e se tiver a oportunidade eu participo.


TRETIEIRO:Qual sua opinião da possibilidade da capoeira participar das olimpíadas?

R:Acredito que tem seu lado bom e um lado perigoso. Bom por que a capoeira estaria na mídia, iria ter respeito e tudo mais. Mas assim, que ditaria as regras? O comitê olímpico? Será que o poder de comandar e organizar a capoeira não sairia das mãos dos mestres? E quem sabe tiraria da capoeira a essência dela, que é o lúdico, o improviso e limitaria a capoeira. E será que com o tempo a hegemonia da capoeira ficaria somente no Brasil? E quando um país, não sendo o Brasil levar todas as medalhas por ter mais incentivo a seus atletas, como fica o Brasil? Pois sabemos muito bem como é o incentivo aqui no Brasil.



TRETIEIRO:Fale um pouco da capoeira em Santa Catarina?

R:A capoeira de Santa Catarina e uma capoeira rica, pois tem varias linhagens e vários estilos. Boa organização, mestres e professores empenhados em manter uma boa capoeira. Claro tem muitas coisas a melhora, mas, e uma ótima capoeira.


TRETIEIRO:O que é ser um mestre de capoeira?

R:Ser mestre de capoeira e ser um transmissor de vivencia, um formador de opiniões, um construtor de caráter. Então, além de ser um jogador, um bom cantador ou um lutador, um mestre tem que ser um homem de caráter e muita boa reputação perante a sociedade.


TRETIEIRO:Mestre Sombra na visão do Mestre Sombra.

R:Um homem simples, que ama a Deus acima de tudo, ama a família e um eterno aprendiz na arte capoeira que ama muito.


TRETIEIRO:Suas considerações finais...

Agradeço a oportunidade e deixo meu Salve a todos os mestres dessa arte capoeira. Que Deus nos de força, sabedoria e discernimento para estamos conduzindo essa massa dessa nova geração de capoeiristas. E a todos capoeiras, vamos juntos respeitar essa arte tão linda.




Mestre sombra
Contato: (47)96360673
E-mail:sombrajlle@hotmail.com

3 comentários: