sexta-feira, 13 de abril de 2012

ENTREVISTA COM O MESTRE ZÉ BEIÇO FUNDADOR DO GRUPO ILÚ-AYÊ CAPOEIRA




MESTRE(JOSÉ LUIZ PIRES)CONHECIDO NO MUNDO DA CAPOEIRA COMO ZÉ BEIÇO NASCIDO NA CIDADE DE PARANAGUÁ-PR
COMEÇOU A CAPOEIRA NA DÉCADA DOS ANOS 70 COM SEU PRIMO (NELSON)
JUNTO COM GERALDO FERREIRA DA SILVA(BACICO) COMEÇARAM A TREINAR SEM MESTRE.
EM 1980 CONHECEU ANTONIO RODRIGUES DOS SANTOS(MESTRE SERGIPE)CENTRO PARANAENSE DE CAPOEIRA.
GOSTA SEMPRE DE FRISAR QUE TEM QUATRO MESTRES,SEU PRIMO NELSON,BACICO,JIM KELLY E MESTRE SERGIPE.



TRETIEIRO:Mestre temos o imenso prazer de compartilhar com nosso leitores um pouco de sua vivencia,temos consciência do seu conhecimento e dedicação a nossa luta arte capoeira,acreditando no processo de estruturação que deverá conduzi-la as Olimpíadas.Oque o senhor tem a falar disso?



R:Olhando pelo lado técnico,seria muito bom,por outro lado a capoeira poderia perder sua identidades como cultura,eu falei a capoeira não os capoeiristas!embora esteja longe do ponto que gostaria que estivesse.Hoje contamos com a confederação brasileira que congrega as federação estaduais e ligas,não vejo nada sendo feito para mudar esse rumo.As regras dos campeonatos limitam muito o desenvolvimentos dos capoeiristas,acredito eu que a cultura Brasileira deve criar órgão que ampare os Mestres que estão na ativa,obtendo patrocínios e subsídios para a manutenção dos mesmos a partir do momento que se tenha um trabalho organizado e com credibilidade social,a capoeira precisa de ter pessoas serias que trabalhem pelo seu engrandecimento,não esses aventureiros.Voltando ao a sunto olimpíadas levanta-se objeções de alguns segmentos,objeções que me da preocupação quanto à preservação dos aspectos lúdicos,rituais e fundamentais da nossa capoeira.Será que vale apena pagar esse preço?


TRETIEIRO:Oque o senhor tem a dizer da divisão entre angola e regional?

R:eu em algum momento li que mestre BIMBA quando criou a regional chamou os angoleiros de época para conversarem sobre a unificação da capoeira,acharam que não,continuaria dividida.Eu quando comecei meu mestre falava que a capoeira é uma só,o berimbau tocou você joga de acordo,se o toque é rápido você joga rápido,se o toque é manhoso você vai mandingar balançar, entendeu?não há modalidade diferente o toque é vai determinar a maneira de jogar.Agora todos os grupos estão tocando banguela(benguela)eu particularmente gosto da banguela é mais didática fácil de passar para os alunos,os capoeiras tem que está atento a tudo.Eu já fui numa roda que tinha,cinco berimbaus tocando,atabaque e um surdão fazendo a marcação e deu maior axé muito dendê,meu camarada o importante é a harmonia da coisa!


TRETIEIRO:Como está atualmente,os trabalhos de capoeira na sua região?

R:Os trabalhos está crescendo especialmente nas escolas e comunidades,estamos procurando desenvolver cada vez mais o trabalhos de alto rendimentos,também na divulgação e preservação dos verdadeiros Mestres.


tretieiro:Mestre fale um pouco do projeto kapoerê?

R:O objetivo do projeto KAPOERÊ é difundir a prática da modalidade esportiva e cultural da capoeira,simplesmente pela satisfação de um modo saudável de vida,distanciando as nossas crianças dos entorpecentes e atos ilícitos que podem,levá-las a marginalidades.Com o projeto a nossa intensão é que ,as crianças poderão encontrar uma atividade depois da escola que promovem a disciplinas e equilíbrio social.


TRETIEIRO:Qual o rumo que a capoeira tende a seguir no estado do parana?

R:Me preocupo muito como a capoeira está sendo vendida no nosso estado já que ela está inchando eu falei inchando porque na minha visão crescer é outra coisa,tem muitos professores despreparados passando a capoeira de qualquer forma sem preocupação com os fundamentos e tradições ,no futuro isso vai causar uma crise de identidade com esses alunos,como eles vão ser capoeiristas e respeitar a arte e transmitir com responsabilidades.


TRETIEIRO:Mestre o senhor tem muitos aluno formados?

R:Tenho muitos alunos, mas formei poucos,até porque formar um capoeira é muito difícil,eu perdi muitos alunos por causa disso,na minha visão o cara tem que correr atraís estudar dar um bom exemplo aos mais novos e a sociedade,eu tinha um aluno que agora da aulas em outro grupo que queria se formar o cara era bonzinho até, mais quando saia da academia ia para as baladas fumava maconha e bebia,nada contra quem bebe eu também gosto de uma bem gelada mas não me vê em boteco nem embriagado.Na capoeira como fala meu compadre mestre bacico tem pessoas envolvidas e pessoas compromissadas,eu tenho compromisso com á capoeira,agora em maio pretendo formar o instrutor Juarez um cara digno de confiança um cara família é uma revelação,muito bom capoeira!


TRETIEIRO:Oque é se um mestre de capoeira?

R: tem pessoas que duram 20 anos na capoeira, porém treinam continuamente esses 20 anos. Já conheci muitos capoeiristas que começaram quando crianças, chegaram ao 3º ou 4º cordão e pararam uns 6 anos e só então retornaram. Depois, ele retorna à capoeira porém sem participação constante e mesmo assim vai se graduando anualmente, às vezes, até semestralmente e 3 ou 4 anos depois, já está formado.
Então, quando ele vai formar mestre com idade de 30 anos, começa a contagem de tempo na capoeira desde o primeiro ano que foi à capoeira, com seus 10 anos de idade. Logo, são 20 anos de capoeira, certo? ERRADO! Acontece que, durante esses 20 anos, o "mestre" parou durante 5 anos para estudar, depois foi fazendo capoeira "na maciota", uma a duas vezes por semana; parou durante uns tempos para se casar, depois parou de novo para trabalhar e assim foi levando ... mesmo assim, este mestre que, somando todo o tempo de capoeira, deve ter cerca de uns 10 anos, fala cuspindo na sua cara que
ele tem experiência, que tem tempo de capoeira
Essa é uma de minhas revoltas com a desorganização da capoeira. Não estou aqui pra ofender, maltratar ou discutir baixarias e sim para ter uma melhor compreensão do que é a capoeira e do seu estado atual. Ao contrário, amo a capoeira e gostaria que ela se tornasse cada dia mais uma referência para o esporte e a cultura brasileira.
A capoeira até pouco tempo atrás era
CRIME previsto em código penal; falo pouco tempo, pois há mestres vivos que
viveram essa realidade.
Durante a ditadura militar, os militares tentaram unificar a
capoeira e suas
graduações, e ainda não conseguiram...
Assim não tenho nenhuma VERDADE sobre este assunto, mas sugiro que...
perceba mais o ambiente da capoeiragem. E se deseja melhor compreender essa
realidade, procure entendê-la e não compara-la com outras formas de ensino.Ser mestre de capoeira é ter participação ativa,buscando conhecimento,participando de eventos,cursos e pricipalmente treinado para, quando chegar, poder mostrar algo que transmita conhecimento!oque adianta o cara ter o titulo de mestre e não saber nada de capoeira,nen a história muito menos os movimentos fundamentais para uma boa performace como cidadão.
A palavra 'Mestre' é muito forte. O Mestre é um símbolo, um orientador. Não se torna que é exímio capoeirista ou se julga intocável na roda; mais quem trabalha em prol da capoeira na sua projeção na sociedade. Ser Mestre é assumir um compromisso com a arte que se ama. Para isso é preciso respeito com a hierarquia, com a filosofia e experiência de roda."

“É necessário trabalho e tempo. Ninguém pode ser Mestre de Capoeira com menos de 40anos de idade. É preciso experiência de vida, conviver com a Capoeira e ser um bom capoeira”.

Mestre de Capoeira tem que ser uma pessoa especial, não pode ser qualquer pessoa que dá aula de Capoeira, que vira Mestre de Capoeira, ser uma pessoa que tenha uma consagração do povo, tanto da Capoeira como do povo em geral pelo trabalho que ele tem. O Mestre é um cara que representa o pai do aluno a mãe do aluno, o professor do aluno. O aluno confia muito nele. É o cara que dá as coordenadas de uma vida social e tem uma influência muito grande na formação de um garoto, de um jovem.Um Mestre deveria ter no mínimo 50 anos de idade, e ter participado ativamente da Capoeira e dos seus problemas.


TRETIEIRO:mestre Zé Beiço na visão do mestre Zé beiço...

R:Sou uma pessoa simples que não gosta de hipocrisia vivo para minha família e sou amigos dos amigo!


Mestre suas considerações finais...

R:A trajetória histórica da capoeira é marcada por contradições e falta de consenso entre os que dela se ocupam vamos valorizar a nossa arte cultural,adotar uma conduta digna da nossa capoeira,para que possamos crescer e não inchar,temos que respeitar o futuro não esquecendo do passado. As transformações sofridas no processo de ensino da capoeira iniciaram a aproximação da mesma ao ambiente escolar, favorecendo seu reconhecimento e ampliando suas perspectivas com vista a se firmar como ferramenta pedagógica no processo educativo.



mestre JOSÉ LUIZ PIRES
contatos:
041)8452-7088
EMAIL:
zecapoeira@bol.com.br
zecapoeira@r7.com

2 comentários:

  1. na minha opinião não seria é necessário ter 40 anos de capoeira para poder ser mestre, e sim ter o tempo,o estudo(conhecimento), ser considerado como mestre por outros mestres de respeito, e muitas coisas alem, não somente ter quarenta anos, pois muitas vezes uma pessoa de 30 anos vivenciou muito mais a capoeira do que uma pessoa de 40 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz pelo o que o Zé fez!
      Dedicou a vida a causa da capoeira no litoral do Paraná.
      Resistiu bravamente, como guerreio (índio), contra todo o tipo de falta de incentivo cultural e de tempo e de grana, et-cetera e tal...
      Valeu Mestre Zé Luiz, como gosta de ser chamado. Muito obrigado por este legado, que deveria ser cantado como ladaínha, da angola à regional, Muito bem Zé, estou orgulhoso por você! BHICHO DE GOIABA - Marcelo Roque - Recife, 15.01.2016.

      Excluir