quarta-feira, 4 de abril de 2012

ENTREVISTA COM A GRADUADA DO GRUPO CANDEIAS JANAINA SOUZA


TRETIEIRO:Como foi seu primeiro contato com a CAPOEIRA?

R:Eu estava na frente da minha casa,meu vizinho começou a ficar de cabeça para baixo plantar bananeira,então peguntei a ele:o que é isso?ele disse:capoeira começa hoje no ginásio.Foi ai que conheci o mestre JOSÉ LUIZ PIRES(ZÉ BEIÇO)do grupo ILÚ-AYÊ capoeira,o mestre ministrava aulas no projeto da fundação municipal de esportes com crianças,eu e meu irmão fizemos inscrição e começamos a treinar.Fiquei ali até o mestre me graduar a aluna formada e me passou o projeto para eu ministrar.


TRETIEIRO:Como é sua relação com seu grupo de origem(ILÙ-AYÊ

R:È muito boa,participo de algumas roda e eventos que o mestre realiza aqui em Paranaguá,não posso esquecer de onde eu vim é minhas raizes,apesar de hoje esta defendendo outro grupo(candeias)não posso esquecer que foi lá que aprendi a jogar capoeira!


TRETIEIRO:Como você vê a participação das mulheres na capoeira?

R:Hoje a mulher já ocupa um espaço melhor na roda,é mais respeitada,a mulher capoeirista é guerreira,luta todos os dias pelo seu espaço e seus ideais.


TRETIEIRO:Você já participou de campeonatos?

R:Participei de vários,tendo um bom desempenho.Oque mais marcou minha vida foi quando eu ainda fazia parte do grupo ILÚ-AYÊ,o mundial realizado pelo grupo MUZENZA em 2002 com muito esforçoe dedicação da minha parte, do mestre ZÈ BEIÇO e do meu pai que sempre me acompanhava e me acompanha até hoje,obtive o primeiro lugar em minha categoria e outros internos,2 paranaense e agora um primeiro lugar no torneio mundial do grupo que faço parte.



TRETIEIRO:Oque sua família acha da sua trajetória na capoeira?

R:Minha família me apoia em todos os sentidos,seja nos treinos,viagens tudo minha família está ao meu lado isso é muito importante!

TRETIEIRO:Você pratica alguma outra arte marcial?

R:Eu pratico boxe com o meu pai já algum tempo,gosto muito.


TRETIEIRO:Oque você acha dos capoeiristas no MMA(mixed martial arts)?

R:Na verdade se analisarmos a capoeira regional criada pelo mestre BIMBA ali já era Mma,mistura de artes marciais.È muito bom ver que a capoeira mostrem que a nossa arte não é apenas uma dança e sim luta genuinamente Brasileira.


TRETIEIRO:Há quanto tempo você ministra aulas?

R:Ministro aulas a mais ou menos 10 anos.



TRETIEIRO:Quais são seus projetos para o futuro?

R:Desenvolver um trabalho no exterior o qual eu já recebi proposta mais para isso tenho que terminarminha faculdade que estou cursando o ultimo ano de direito.


TRETIEIRO:Como você vê a capoeira do litoral do Parana?

R:O litoral tem muita gente boa!só falta incentivo.

TRETIEIRO:Você tem algum apoio do poder publico?

R:O único apoio e dos familiares e amigos que acreditam no meu potencial.


TRETIEIRO:Qual sua relação com os capoeiras da sua região?

R:tenho uma boa relação ,a capoeira é uma só,oque diferencia é o método de ensino para que possamos crescer temos que unirmos esforços independente de grupos,até porque todos os capoeiras aqui do litoral temos DNA ILÙ-AYÊ todos oriundo do do mesmo grupo,o que temos é de levantar uma unica bandeira, que é a capoeira.

TRETIEIRO:Você viaja muito para eventos?

R:Viajo sim,para ser um bom capoeira não temos que esperar somente que o mestre corra atrais,temos que estudar,fazer inter-câmbio com outros grupo outra vertentes.

TRETIEIRO:Oque você acha da federação coordenar os trabalhos de capoeira nas escolas?

R:Seria bom pois treinamos diariamente,viajamos,fazemos cursos para estar com um desempenho nas aulas,e muitos sem nenhuma capacidade ministrando aulas ,estão usando a capoeira e desvalorizando que tenta fazer um bom trabalho.

TRETIEIRO:Oque você têm a dizer dessas pessoas que nem são formadas e já cria grupos sem mestre?

R:São pessoas que não tem o potencial de serem coordenadas,pessoas que não submetem a ouvir regras.

TRETIEIRO:Oque è ser um mestre de capoeira?


R:Ser mestre não é pelo que carrega na cintura mas sim pelo conhecimento perante a sociedade ter amor e determinação respeito ,buscar conhecimento através dos fundamentos e tradições,ter uma metodologia adequada as expectativas educacionais e experiencia comprovada.

TRETIEIRO:Jana suas considerações finais...

R:Não basta ser capoeira,tem que ser capoeira,respeitando tudo e todos para que no final sejamos respeitados como um bom aprendiz um bom educador um ótimo MESTRE.



Janaina ministra aulas na escola municipal SULLY VILARINHO no bairro ponta do cajú segunda quarta sexta das 19 sa 20h

Um comentário:

  1. Grande capoeira, conheci em um evento do Candeias em joinville, joga muito e uma postura forte na roda.

    ResponderExcluir