terça-feira, 10 de abril de 2012

ENTREVISTA COM O MESTRE ZICO DO GRUPO ARTE E MANHA DE JOINVILLE SC

TRETIEIRO:Como é seu nome e como vc é conhecido no mundo da capoeira?

R:Meu nome é Isael Lourenço Da Silva nascido em Joinville SC no ano de 1974, mais conhecido como
Mestre Zico


TRETIEIRO:Como foi seu primeiro contato com a capoeira?

R: Em 1985 meu Pai Iracidio Lourenço da Silva me colocou no CERJ- Centro de Educação e recreação Juvenil, entidade esta que ministrava alguns cursos como marcenaria, desenho técnico, pintura entre outros e claro a capoeira, então em 1986 resolvi além do curso de marcenaria, que já participava, iniciar também na capoeira, desde então tive o privilégio de nunca precisar ter parado com a mesma, completando este ano 27 anos de pratica da capoeira.


TRETIEIRO:Quem foi seu mestre?

R: Meu mestre foi, é, e sempre será Mauro Barreto Dutra, mais conhecido no mundo da capoeira como Mestre Sinhozinho, homem este que me mostrou que não precisa ser forte fisicamente, para conseguir o respeito das pessoas. Axé meu Mestre.


TRETIEIRO:Como é sua relação com os capoeiras da sua região?

R: Através da educação que tive dos meus pais, a experiência adquirida com a capoeira e a construção de uma família me fazem hoje um ser humano (capoeirista) que consiga ter uma boa relação com as pessoas. Graças a Deus não só na região, mas em todos os lugares,onde tive a oportunidade de participar de eventos tenho sido muito bem recebido e claro tento retribuir da melhor maneira possível.


TRETIEIRO:Quais são seus projetos para o futuro?


R:Tenho um projeto de trabalhar capoeira com deficientes físicos e psicológicos, acredito que em breve estarei realizando mais este projeto.



TRETIEIRO:Fale um pouco do seu trabalho em joinville?

R: Em 1991 iniciei um trabalho com capoeira na associação de moradores do bairro aventureiro Joinville, onde ministrava aulas para alguns alunos no período noturno e para crianças carentes da área de invasão do bairro, trabalho este que durou até 1996. Devido à falta de apoio dos órgãos Públicos e o inicio da minha vida como estudante de educação física acabei abandonando o projeto e redirecionando meu trabalho de capoeira apenas para academias. Em 2008 com o apoio dos meus alunos mais antigos alugamos uma sala no centro social urbano do iririu, onde fica a sede do grupo hoje, contando com alunos pagantes e algumas crianças carentes da região. Hoje em parceria com a Preá Sul estamos tentando reaproximar a sociedade com os capoeiristas de Joinville, através de rodas e oficinas.


TRETIEIRO:Oque vc acha dos capeonatos de capoeira?

R:Acredito que tenha pontos positivos e pontos negativos, afinal a competição é um estimulo ao treinamento, pois não me vejo participando de um campeonato sem intensificar meus treinamentos. Mas por outro lado não posso deixar de analisar o significado de competição: “É a intenção de indivíduos da mesma espécie ou espécie diferente disputar algo. Esta disputa pode ser pelo alimento, pelo território, pelo emprego, pela fêmea, pelo macho etc..” ou seja é um processo seletivo que culmina , geralmente, com formas de vida mais bem adaptadas ao meio e com a extinção de indivíduos com baixo poder adaptativo. Será que com a organização que temos na capoeira hoje estamos preparados para realizar competições, sem que determinados grupos ou mestres tirem vantagens, financeiras ou para verem seus grupos na mídia.


TRETIEIRO:Qual sua opinião da posibilidade da capoeira participar das olimpiadas?


R:Seria um grande ganho na divulgação da nossa arte, más acredito que ainda não estamos preparados, não por falta de atletas, que por sinal acho que estamos muito bem representados, mas sim pela falta de organização. Pois é fácil perceber excelentes competições de capoeira hoje, quando se trata de competições internas dos próprios grupos, mas quando envolve mais grupos já se torna difícil de perceber essa organização.


TRETIEIRO:Fale um pouco da capoeira em santa catarina?


R: A capoeira em Santa Catarina está bem representada hoje, está em alta como está em todo Pais, tivemos um período estagnado na capoeira, más através de excelentes trabalhos, projetos, e a união dos capoeiras ela vem novamente conquistando seu espaço na comunidade. Temos vários mestres, contra mestres, professores e instrutores em Santa Catarina hoje que já possuem um reconhecimento e respeito da sociedade: Mestre Sinhozinho, Mestre Pop, Mestre Pinóquio, Mestre Serpente, Mestre Mancha, Contra Mestre Preá etc.... Peço desculpas aos amigos que não estão citados aqui, não foram citados pela falta de reconhecimento, más sim por falta de tempo pois poderia passar o dia relacionando grandes capoeiristas de Santa Catarina. Joinville também vem acompanhando esse crescimento atual da capoeira, nota-se em vários momentos realizações de apresentações, onde encontran-se capoeiristas de vários Grupos, Tais como: Arte&Manha, Preá Sul, Quilombo Arte, Candeias, Beribazu, Arte Raça.... Sem o objetivo de desmoralizar ninguém, más sim com o grande objetivo de obter o reconhecimento de toda a comunidade em relação à capoeira.


TRETIEIRO:Oque é ser um mestre de capoeira?


R: Mestre de capoeira é alguém que tenha o reconhecimento, da comunidade e dos capoeiristas, pelo tempo dedicado a arte e principalmente pelos projetos realizados, é alguém que consiga comandar um grupo de pessoas com discernimento, realizando suas atividades dentro dos fundamentos que a capoeira possui. Mestre é aquele que usufrui do que a capoeira tem para lhe dar, mas que também consiga retribuir todos os benefícios oferecidos por ela.


TRETIEIRO:Mestre zico na visão do mestre zico.


R: Mestre Zico, nascido numa família humilde, más que souberam lhe educar, casado pai de três filhos, que dedica grande parte da sua vida a capoeira, homem que durante toda sua vida teve a oportunidade de conseguir novos amigos, desacreditado no inicio, branco a falta de flexibilidade fez com que muitas pessoas não acreditassem na minha permanência na capoeira, foi passando o tempo, através dos ensinamentos do meu mestre, minha família e os amigos tive a oportunidade de me formar em Educação Física e conquistar o titulo de mestre. Hoje me considero realizado tanto profissionalmente como pessoalmente.


Suas considerações finais...


R: Gostaria de agradecer ao mestre Zé Luiz Pela oportunidade não somente da entrevista mais por ter feito parte da minha história na capoeira, um grande capoeirista que me auxiliou na busca de conhecimentos, aos meus pais por terem me dado uma educação digna, a minha esposa Sandra pela compreensão nos vários momentos que tive de ficar afastado me dedicando a capoeira, a todos os mestres que sempre me receberam com educação nos eventos, aos meus discípulos que sempre farão parte da minha história na capoeira, Claudinei, Vanessa, Munrra, Márcia, lobinho, Mandingueiro, Andersom , Joelma, Ceará, coxinha meu filho, Fofão, Pica –Pau, Maninho e tantos outros.E claro para finalizar não poderia deixar de agradecer ao pequeno grande homem que me tornou um capoeirista “ Mestre Sinhozinho” .

Meus camaradas
Não posso mais esconder
Sou obrigado a lhes dizer
Que meu coração palpita
Eu sou feliz, no mundo da Capoeira
Já levei, já dei rasteira.
Isso eu não posso negar
Quem faz um mestre
Não é sua valentia
O meu pai sempre dizia
Que é preciso respeitar
É meu trabalho, meu trabalho só aparece.
Com isso meu nome cresce
Vou ficando popular
Era meu sonho
Hoje está realizado
Tenho alunos formados
E capoeiras respeitados
Estou orgulhoso
Vou ficando vaidoso
Gosto de jogo manhoso
Me considero feliz
Capoeiras, meus amigos, meus irmãos.
Escrevam suas histórias pelas suas próprias mãos
Iê viva meu mestre
Iê quem me ensinou
Iê a capoeira
autoria Mestre sinhozinho
Axé meus camaradas!!!!!



contatos:

f.047)3467-8052
8813-9776
Email:mestrezico@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário