terça-feira, 20 de março de 2012

ENTREVISTA COM A GRADUADA DAYANA DO GRUPO ILÚ-AYÊ CAPOEIRA

DAYANA MARTINS NASCIMENTO nascida em PARANAGUÁ em 11 de abril de 1989


TRETIEIRO:Como conheceu a CAPOEIRA,e porque decidiu treinar?

R:vi a capoeira pela primeira vez em 2001 eu ainda era criânça e a decissão de treinar aquela ARTE que me fascinava foi instantanêa,comecei com o mestre ZÉ Luiz no PROJETO que o mestre trabalhava no ginásio ALBERTINA SALMON.


TRETIEIRO:Qual a sua relação com a capoeira?

R:Eu respiro CAPOEIRA como diria o grande mestre PASTINHA,fiz muitos amigos a cada EVENTO que o mestre realizava.O que eu gosto mesmo é de treina,não tenho pressa,sei que tenho muito a aprende,tambem não me preocupo com graduação,a capoeira vale pelo que ela é!não pelo que carrega na cintura.A capoeira medeu opotunidade de conhecer outros lugares ,outras cidades pemitindo assim que eu seja capaz de aproveitar todos os bons momentos,repeitando todos os GRUPOS e todos os MESTRES.


TRETIEIRO:Qual a atividade que você desenvolve com a CAPOEIRA?

R.Desenvolvo com a CAPOEIRA uma atividade EDUCACIONAL com criânças,todas as quartas feiras no colégio municipal MANOEL VIANA no centro, e ajudo meu esposo INSTRUTOR JUAREZ no PROJÉTO SOCIAL NA ILHA DOS VALADARES.



TRETIEIRO:Como sua familia ve você como CAPOEIRISTA?

R:Numa boa!até porque meu esposo e minha filha Camilla fazem CAPOEIRA,minha MÃE e minha IRMÃ me apoia.


TRETIEIRO:Como você vê a importância da MULHER na CAPOEIRA?

R:A importância da mulher vai muito alêm da BELEZA que proporcionamos. MULHER conquistou todos os espaços na SOCIEDADE e com a CAPOEIRA não poderia ser diferente.deixo aqui os meus sinceros parabéns a todas as MULHERES capoeiristas,essas MULHERES fortes que atuam por AMOR e CORPO e ALMA nessa arte cultura e esporte.


TRETIEIRO:Para você o que é ser MESTRE de CAPOEIRA,como é sua relação com seu MESTRE e oque ele representa?

R:Eu tenho minhas concepções sobre MESTRE,no meu conceito MESTRE é aquele que ensina que da lições e também quem tem trabalho reconhecido perante a sociedade e a comunidade CAPOEIRISTICA,MESTRE é um titulo de reconhecimento que se adquire com muito trabalho com dedicação á CAPOEIRA,o capoeirista que possoí estes itens pode ser chamado de MESTRE!graças a DEUS meu MESTRE possui todos esses itens!.


TRETIEIRO:Quais são os planos para o futuro?

R:tenho como PROJÉTO futuros conquistar e conhecer novos lugares,novos capoeiristas.Gostaria de deixar uma pequena mensagen aos capoeiristas,a CAPOEIRA tem muitas verdades,temos que aprender a respeitar as diferenças,elém da responsábilidade que carregamos,todos temos um papal fundamental na nossa ARTE.Todos os trabalho com a capoeira deve ser RESPEITÁVEL e RESPEITADO.A qualificação também deve ser OBRIGATORIA para quem quer seguir esse caminho,conhecimento é necessário deve ser adquirido através do saber popular dos MESTRES mais experientes,essa INICIATIVA é FUNDAMENTAL para a QUALIDADE de qualquer trabalho.Hojê muitos ALUNOS,até do MESTRE mesmo, fazendo trabalhos em ESCOLAS sem nenhuma condição para isso!alunos que o MESTRE expulsou do grupo,e entram para outros grupos.


Day capoeira aluna graduada do mestre Zé Luiz do grupo ILÚ-AYÊ
contato:041-84100744

5 comentários: