sexta-feira, 20 de maio de 2011

Capoeiristas promovem roda em repúdio à Marcha da Maconha


Iniciativa é um protesto à tentativa de realizar mobilização que debate descriminalização da droga e que foi proibida na capital


A Associação de Capoeira Kauande promove neste domingo (22), às 15h, uma grande roda de capoeira, com a participação de diversos grupos de capoeira de Curitiba. A iniciativa é um ato de repúdio à tentativa de realizar a Marcha da Maconha, mobilização nacional que pretende discutir a descriminalização da maconha e que acabou sendo proibida pela Justiça na capital paranaense. Com o protesto, os capoeiristas esperam reunir cerca de 500 participantes, entre crianças, jovens e familiares dos capoeiristas, na Praça Tito Schier, situada ao lado do Shopping Total.

A roda coletiva está sendo organizada pelo capoeirista Mestre Déa, ex-vereador de Curitiba e idealizador do projeto Educando com Arte, mantido pela prefeitura de Curitiba, através da Fundação de Ação Social (FAS) e Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). O trabalho, que envolve mais de 1.000 crianças atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), incentiva a prática da capoeira como forma de evitar o contado de crianças e jovens com o mundo das drogas.


“Nosso lema é pratique capoeira, vamos juntos dar uma rasteira nas drogas. Há quase três décadas incentivamos a prática da capoeira nas comunidades, no horário de contra turno escolar, justamente com o objetivo de ocupar crianças e jovens com uma atividade saudável e evitar o contato deles com a criminalidade. Acreditamos que mobilizações como a Marcha da Maconha fazem apologia à droga e na verdade incentivam o uso da droga”, diz Mestre Déa. Caso chova no domingo, a roda será transferida para o Espaço Cultural da Capoeira, situado dentro do Supermercado Muffato Portão, no primeiro piso.

2 comentários:

  1. é como iniciativas como essas que nos fortalecemos cada dia mais...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, trabalho como esse mostra que a capoeira vai além de arte marcial, luta, jogo, dança, arte, cultura, não resume somente essas fragmentações da imensidão que é capoeira! Profissão do milênio! Saúde! Prevenção! Cada Mestre, Contramestre, Professor, Instrutor, Monitor, Formado, Estagiário fazem parte dessa grande rede mundial de formação cidadã através da capoeira! Fazemos homens e mulheres mais saudaveis e atuantes em suas comunidades, mais retos de carater e dignos! Muuito axé! Cordialmente, Edney da Cunha Samias (Me.Dedão, Associação Ave Branca de Me. Kall, Tabatinga-AM-Brasil)

    ResponderExcluir