terça-feira, 9 de outubro de 2012

GRANDES MESTRES BRASILEIROS

ANTONIO RODRIGUES DOS SANTOS, Mestre Sergipe, nasceu em Boquim no estado de Sergipe, e se criou em salvador, onde aprendeu a capoeira angola com o lendario Mestre Caiçara, e com o qual teve a honra de ser seu contra-mestre. Tambem foi aluno do renomado Mestre Nô. Ministrando aulas de capoeira durante muitos anos em sua academia no bairro da mangueira em Salvador. No final de 1972, esteve no Parana Mestre Lampiao de Goias que nao realizou nenhum trabalho referente a capoeira. No dia 18 de dezembro de 1973, Mestre Sergipe radicou-se em Curitiba no Estado do Parana, implantando e desenvolvendo este esporte nacional, tornando-se pioneiro nesta arte.

REINALDO RAMOS SUASSUNA, ou Mestre Suassuna, (Itabuna, 16 de janeiro de 1938) é um dos mais importantes mestres de capoeira no Brasil. Fundou em 1967 o "Grupo de Capoeira Cordão de Ouro" em São Paulo, e é considerado um dos maiores difusores da capoeira internacionalmente. Ele formou Mestre Caveirinha, que gravou os movimentos para o personagem do vídeo game Tekken 3, Eddy Gordo Reinaldo Ramos Suassuna nasceu em Ilhéus na Bahia em 1938 e foi criado em Itabuna. Sua relação com a capoeira começou devido a um problema de paralisia infantil. O médico recomendou que praticasse um esporte que não fosse futebol, e sob a influência de dois amigos que tinham iniciado na capoeira, mais os cuidados médicos, começou a praticar a arte brasileira a contragosto, em meados dos anos 50. Em meados dos anos 60, Mestre Suassuna já tinha “pegado gosto” pela capoeira, e brilhava na Bahia com suas apresentações. Conseqüentemente, surgiram convites para ir ao exterior e a outros Estados. Sua missão era difundir a capoeira como folclore e esporte. Em 1967, junto com Mestre Brasília fundou a Associação de Capoeira Cordão de Ouro, por se tratar de Besouro Cordão de Ouro, um capoeirista anterior a divisão Angola / Regional.
Nome: JOSÉ TADEU CARNEIRO CARDOSO – Mestre Camisa Nascido em Jacobina, na Bahia no ano de 1956, iniciou-se na Capoeira nos anos 60, com seu irmão mais velho, Camisa Roxa. Em seguida mudou-se para Salvador, indo morar na Lapinha, onde continuou a praticar Capoeira nas rodas de rua, principalmente nas de Mestre Valdemar e Traíra, que eram realizadas na Rua Pero Vaz, posteriormente foi treinar na academia de Mestre Bimba onde se formou. Rodou todo o Brasil fazendo demonstrações de Capoeira na equipe de seu irmão, Camisa Roxa. Em 1972, com 16 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a dar aulas em academias. No Rio de Janeiro, Camisa se dedicou a pesquisa da Capoeira, desenvolveu seu próprio método de ensino, seguindo os conceitos inovadores de Mestre Bimba.
WILLIAM DOUGLAS GUIMARÃES,o Mestre Mão Branca, nasceu no dia 14 de abril de 1960 em Belo Horizonte/MG. Esse apelido surgiu numa roda no Rio de Janeiro. Na época tinha acabado de surgir, no Rio, o justiceiro Mão Branca. Como estava frio ele colocou uma luva branca para jogar na roda. Aí o pessoal encarnou chamando-o de Mão Branca. E o apelido pegou. E lhe trouxe sorte. Mão Branca começou a capoeira com Mestre Jacaré (Luís Mário Gabeira Jacaré) em Belo Horizonte. Na época ele tinha 16 anos e treinou com ele uns seis meses. Teve que se mudar para o Rio de Janeiro e foi lá em Niterói que conheceu a Academia Negrinhos de Sinhá, do Mestre Gigante e começou a treinar com ele. Pegou o primeiro cordel, o verde, depois o verde-amarelo, depois o amarelo e o amarelo-azul.
PEDRO MORAS TRINDADE (Ilha de Maré, 9 de Fevereiro de 1950) também conhecido como Mestre Moraes é um notório mestre e difusor da Capoeira Angola pós-Pastinha. Seu pai também era capoeirista praticante de Capoeira Angola. Começou a treinar por volta dos oito anos na academia de Mestre Pastinha que já cego e sem dar aula, passou o controle da academia para seus alunos. Moraes foi aluno de Mestre João Grande, que junto de João Pequeno eram grandes discípulos de Pastinha. Por volta dos anos 80, na intenção de preservar e transmitir os ensinamentos de seus mestres, fundou o GCAP - Grupo de Capoeira Angola Pelourinho - na tentativa de resgatar a filosofia da capoeira em suas raízes africanas, que havia perdido seu valor para o lado comercial das artes-marciais. Atualmente vive em Salvador, Bahia e divide seu tempo entre lecionar Inglês e Português numa escola pública, e presidir os projetos culturais da GCAP.
ELTO PEREIRA DE BRITO, mestre Suino, presidente fundador do Grupo Candeias O Grupo Candeias nasceu no clube SESC do setor Universitário, aqui mesmo em Goiânia, em 1977. Seu primeiro professor foi Carlos Antônio (Carlinhos Chuchu), e seu primeiro nome: "Grupo de capoeira Anglo-Regional". Seus primeiros alunos foram comerciários e filhos de comerciários, pessoas pobres, oriundas dos bairros de classe baixa. Em 1978, Passarinho assumiu a liderança do grupo e mudou o nome do Anglo-Regional para "Grupo de capoeira São Bento Pequeno". No ano de 1981, Passarinho saiu do SESC, levando consigo o Grupo São Bento Pequeno e grande parte dos alunos. mestre Suíno, formado em 1980, assumiu o Grupo e voltou a usar Anglo-Regional, provisoriamente, até se criar um novo nome para o Grupo.
Mestre Piton- Aloízio de Souza Píton, Capoerista, nascido e criado no Recôncavo Baiano, onde conheceu a capoeira de rua, é outro da Velha Guarda. “Mas a transformou em aprendizado em Curitiba, a partir de 1974, com o Mestre Sergipe”
Mestre burguês- Mestre de Capoeira, um dos maiores e proeminentes Mestres desta arte genuinamente Brasileira. Antonio de Menezes, o Mestre Burguês, nasceu em 06/09/1955 em Laranjeiras/SE. Aos três meses de idade mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Aos doze anos de idade, deu seus primeiros passos na capoeira com um amigo de colégio, Nelson, em Ramos. Os dois para não apanhar do China, um menino que gostava de bater em todo mundo, compraram o livro "capoeira Sem mestre" e começaram a treinar. Com o passar do tempo, entrou em contato com as rodas de mestre Mentirinha em Ramos, Bonsucesso e identificou-se com o estilo de mestre Paulão, fundador do grupo Muzenza. Em 1975, após lecionar em Madureira e Meyer (RJ), foi para Curitiba, transferindo a matriz da Muzenza para o Paraná iniciando um trabalho voltado para as raízes da capoeira, implantando essa modalidade em clubes, escolas, comunidades carentes, univesidades e quartéis. Ao longo de sua carreira realizou vários congressos, encontros nacionais, fundou a Federação Paranaense de capoeira. Grande amigo, homem de uma simplicidade respeitável, detentor das maiores referências internacionais da Capoeira, exemplo de dignidade para o povo Curitibano!
Mestre Índio Manoel Olímpio de Souza Foi levado pelo Mestre Dimola a participar das aulas do Mestre Pelé da Bomba. Ele aperfeiçoou tão rápido a sua capoeira que logo depois já batia no Dimola que era Contra-Mestre. Veio para o Sul com Mestre Sergipe (que ficou no Paraná), e recebeu uma Academia para treinar em Porto Alegre onde formou seu Grupo Oxóssi. Foi desafiado por várias Artes Marciais como o Karatê e o Kung-Fú; quando ele não conseguia dar um soco fatal ele largava sua meia lua de compasso. Atualmente encontra-se no Mercado Modelo em Salvador.
Walce Souza, mestre Deputado, começou na Capoeira com mestre Osvaldo de Souza, depois prosseguiu com Mestre Bimba. Sua vinculação foi intensa, desde o começo, tornando-se um grande propagador da arte da Capoeira por todo o Brasil, principalmente em Goiás e Mato Grosso. É autor de vários livros sobre a Capoeira. O apelido, ganhou de Mestre Bimba, pelo fato de ter sempre muitos amigos e conhecidos. "Só sendo deputado para conhecer tanta gente...", teria dito o Mestre. E ficou o apelido.
JOSÉ LUIZ PIRES,nas rodas é conhecido como(ZÉ BEIÇO)natural da cidade de Paranaguá Parana,começou sua trágetoria na capoeira no final da decada de 70,formado mestre em 1993 pelo grande mestre Sergipe(Antonio Rodrigues dos Santos.fundou em 1987 o grupo ilú-ayê capoeira VALORIZE SEU MESTRE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário