quarta-feira, 18 de julho de 2012

ENTREVISTA COM O CONTRAMESTRE QUEBRA QUEIXO DO GRUPO MALTA SENZALA-PR

TRETIEIRO-Como é seu nome e como vc é conhecido no mundo da capoeira? R: Fernando Rogério de Carvalho, mais conhecido como Contramestre Quebra-Queixo
TRETIEIRO-Como foi seu primeiro contato com a capoeira? R: desde quando nasci, meu irmão já era capoeirista, conhecido no mundo da capoeira pelo apelido de Rapadura, mas iniciei meus treinamentos no ano de 1986 em Curitiba-Paraná, no grupo muzenza, desde então não parei mais.
TRETIEIRO-Quem foi seu mestre? R: Vejo mestre aquele que me iniciou na capoeira e o qual me ensina a mandinga da vida, meu irmão Rapadura (In Memoriam), e atualmente Mestre Gil Velho do Grupo Senzala de Capoeira (Rj).
TRETIEIRO-Como é sua relação com os capoeiras da sua região? R: Perfeita, somos todos amigos de profissão e os tenho como companheiros.
TRETIEIRO-Quais são seus projetos para o futuro? R: Prosperar ainda mais com projetos relacionados a essa arte genuinamente brasileira e fazer mais amigos.
TRETIEIRO-Fale um pouco do seu trabalho? R: Não posso falar que esse trabalho é só meu, pois tudo o que a capoeira me deu foi fruto de muito empenho e dedicação de todos aqueles que acreditaram e acreditam em nosso trabalho como, alunos, familiares e amigos capoeiristas. Mas estamos a cada dia pensando em novos projetos relacionados a todas as pessoas que gostam de jogar uma capoeira bonita e respeitosa, sem tirar o aspecto positivo que ela nos passa, contemplando também todas as pessoas com necessidades especiais.
TRETIEIRO-O que vc acha dos campeonatos de capoeira? R: Tenho certeza de que cada grupo que o faz é porque já tem seus paradigmas e conceitos formados assim como sua filosofia.
TRETIEIRO-Qual sua opinião da possibilidade da capoeira participar das olimpíadas? R: Ainda não vejo esta possibilidade, por tanto como forma de apresentação é muito mais provável.
TRETIEIRO-Fale um pouco da capoeira no PARANA? R: Entre todos os estados que joguei capoeira o Paraná vem se destacando muito na maneira técnica de ensinar, capoeirista que saem daqui para jogarem em outros estados se destacam de forma a mostrar seus movimentos com destreza e beleza.
TRETIEIRO-O que é ser um mestre de capoeira? R: Alio um Mestrado de capoeira como forma empírica e também como conhecimento (estudo), pois a vivência de um mestre de capoeira contasse muito de sua experiência de vida, aliando estudos relacionados a luta brasileira, pois questionamentos virão e as respostas terão que ser sanadas.
TRETIEIRO-CONTRAMESTRE QUEBRA-QUEXO NA VISÃO DO CONTRAMESTRE QUEBRA-QUEIXO R: Uma pessoa marcante = participativo amigo = para todas as horas extrovertido = gosto de agitar com cantigas e animar as rodas de capoeira conselheiro = quando vejo algo que não me agrada ou pedem a minha opinião gosto deste verso da música: " Se tu tens problema em casa não vem resolver aqui" por isso só das qualidades.
-SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS R: Que bacana esta iniciativa do Mestre Zé Luiz, agradeço a todos os capoeiristas de Paranaguá e região pelo acolhimento que tenho sempre quando estou nestas rodas de bambas. Forte abraço a todos.
CONTATOS:EMAIL:quebra-queixo1@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário